greeningIndicação nº 95/2018

Autor: Vereador Leandro Prock Valério.

Situação: Aprovado por todos os presentes.

Reunião: 12/06/2018

Assunto: Tomar as providências, urgentes e necessárias, visando o combate ao "greening", que é a doença mais grave e destrutiva dos citros, podendo colocar fim à citricultura em nosso município.

a) Proceder, através do Departamento de Agricultura, integrado com IMA, Emater, Poder Legislativo e cidadãos e produtores rurais, o levantamento e a diagnose da presença da doença;

b) Consolidar medidas na legislação municipal com a proibição da entrada de qualquer material vegetal oriundo de áreas infectadas e estabelecer os critérios para a aquisição de mudas sadias, que seguem a legislação fitossanitária;

c) Prover o Departamento de Agricultura de meios suficientes para uma efetiva fiscalização, interceptação e destruição do material aprendido;

d) Estabelecer medidas de controle, como inspeção do pomar e monitoramento constante;

e) Realizar o controle químico do vetor, com a aplicação de inseticidas.

JUSTIFICATIVA: O controle ao Greening deve ser realizado de maneira integrada, no campo e na cidade, uma vez que quase todas as plantas cítricas presentes no perímetro urbano se encontram contaminadas por esta doença.

Para um controle eficiente, deve ser montada uma força tarefa, onde Prefeitura, IMA, EMATER, Legislativo, Cidadãos e Produtores Rurais, participem com foco no controle desta doença que pode erradicar a citricultura do município, e consequentemente com milhares de serviços e com o sustento de milhares de famílias.

De acordo com a FUNDECITRUS-FUNDO DE DEFESA DA CITRICULTURA, o Greening é a mais destrutiva doença dos citros no Brasil. Não há variedade comercial de copa ou porta-enxerto resistente à doença e as plantas contaminadas não podem ser curadas.

As bactérias causadoras da doença são transmitidas às plantas pelo insetor vetor e, tanto as bactérias quanto o psilídeo também são encontrados na planta ornamental, conhecida como falsa-murta.

As árvores novas contaminadas pelo greening não chegam a produzir e as que produzem sofrem uma grande queda de frutos. Os pomares com alta incidência da doença devem ser totalmente eliminados porque praticamente todas as plantas, inclusive as sem sintomas, devem estar contaminadas.

Talhões com incidência superior a 28% de plantas com sintomas devem ser totalmente eliminados.

Por se tratar da maior ameaça à citricultura que se tem notícia e, considerando que o nosso município vem se tornando grande produtor de citrus, venho solicitar ao Sr. Prefeito que tome medidas efetivas de combate a essa grave doença.

Acesse o documento oficial clicando aqui.

Vídeo da Leitura e votação da indicação: https://youtu.be/aQQecrrGWT8?t=1h22m7s