Indicação pede que Prefeitura inicie campanha educativa sobre tuberculose e hanseníase

iconesaude

A Câmara se manifestou positivamente à Indicação de nº 33/2018, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, que sugere que o Poder Executivo possa “iniciar uma campanha educativa intitulada ‘Conhecendo os Sinais e Sintomas da Tuberculose e Hanseníase’, afixando nos prédios públicos letreiros, faixas, banners, além de distribuir fôlderes e promover a conscientização da população através dos agentes de saúde”. Segundo o documento “é de fundamental importância conscientizar a população sobre a existência dessas doenças infecciosas, sintomas e também sobre a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A justificativa também foi apresentada. “A ampliação da oferta de tratamento nas unidades públicas de saúde, o fortalecimento da busca ativa de casos para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, além do aumento da capacidade de profissionais para realizar diagnósticos também são medidas adotadas para a eliminação das doenças. Considerando tais aspectos, é de suma importância que o município providencie essa campanha para que a hanseníase e a tuberculose possam ser efetivamente controladas, garantindo aos munícipes o amplo acesso à informação e intensificando as ações de controle e combate às doenças”.

A proposição, aprovada por unanimidade, deve ser protocolizada na sede da Prefeitura.