Indicação pede que Prefeitura possa promover mutirão de mamografia em Campanha

iconesaude

Na reunião dessa terça-feira, o Legislativo aprovou por unanimidade a Indicação nº 230/2017, de autoria do Vereador Rodrigo José de Carvalho, que sugere ao Prefeito que possa “promover um mutirão de mamografia, a fim de sanar a carência do município e atender à grande demanda de pacientes”.

“Há uma fila enorme de pacientes à espera desse importante exame, com vistas à obtenção de diagnósticos precoces que possibilitem tratamento imediato aos casos positivos, diminuindo drasticamente a estatística de mortalidade dessa triste patologia, que é o câncer de mama. Cabe salientar que uma das metas básicas do Ministério da Saúde e, certamente, das Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, é o diagnóstico precoce dessa terrível doença e início imediato de seu tratamento que, sem a realização da Mamografia, se torna inviável seu objetivo. Considerando o aumento anual crescente de casos de câncer de mama, que é uma doença multifatorial, é preciso atentar para a grande necessidade da presente medida, que vai de encontro às expectativas das mulheres que estão na fila de espera”, afirmou.

O documento deve ser encaminhado pela Secretaria da Câmara ao Prefeito nos próximos dias. Todos os vereadores aprovaram a proposição, com exceção do Presidente da Câmara que não vota; somente em casos de empate.