Moção de Aplauso nº 16 é aprovada

iconemocaoaplauso

Aprovada pela unanimidade dos presentes, em sessão dessa terça-feira (25/04) a Moção de Aplauso nº 16/2017, de autoria do Vereador Leandro Prock Valério. Confira o texto da proposição:

O Vereador, abaixo assinado, vem respeitosamente após ouvida a Casa, apresentar Moção de Aplauso ao empreendedor rural Sérgio Dias de Castro, pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol da cafeicultura campanhense.

O Brasil é o celeiro do mundo na produção de alimentos, pela sua localização e clima, oportunidade em que o café, conhecido como ‘ouro verde’, apresenta-se como importante e sólido à economia brasileira, desde os primórdios de sua implantação no Brasil em 1727, pelo oficial português Francisco Melo Palheta.

Nosso Estado de Minas Gerais se consolidou como o maior produtor nacional do café arábica, apresentando o melhor blend. Além disso, o café brasileiro, de exportador de 15 arrobas em 1742 a 35 milhões de sacas em 2016, fornece à nossa economia uma receita de mais de US$ 5,3 bilhões.

Atualmente, não basta produzir volume e, sim, qualidade do café. Neste contexto, entra o empreendedorismo agrícola de Sérgio Dias de Castro, dedicando-se nos últimos anos à produção de cafés especiais, disputados nos mais exigentes mercados do mundo, como Estados Unidos, Japão, Itália, Alemanha e Bélgica.

Produzido na Fazenda da Pedra, de sua propriedade, o café se enquadra na região produtora de café da Mantiqueira de Minas e foi classificado entre os 10 melhores do país, na Categoria ‘cafés naturais’, evidenciado no 24º Concurso de Qualidade Minasul de Café.

Em se tratando, ainda, de concursos de cafés na categoria ‘especial’, Sérgio Dias de Castro recebeu a 2ª colocação no Concurso promovido pela Coopervass – Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí, com a participação de produtos de todo o Estado de Minas Gerais.

Para endossar, a qualidade do café da propriedade de Sérgio Dias de Castro é certificada por entidades respeitadas em âmbitos nacional e internacional, como o ‘Certifica Minas e Fair Trade’.

Com grande honra para esta Casa Legislativa, apresento esta humilde homenagem, em reconhecimento à sua dedicação e grandioso trabalho em prol da cafeicultura campanhense, mineira e brasileira, com a certeza de que Sérgio Dias de Castro continuará contribuindo para que o Brasil permaneça por muitos séculos como o maior produtor de café do mundo, produto este que está presente em nossa bandeira e no desenvolvimento do país”.

Votaram a favor da proposição os Vereadores Guilherme de Souza Serrano, Edvaldo Lira da Silva, Gilson Cezar Prok, Rodrigo José de Carvalho, Paulo Henrique Furtado, João Paulo Baena Alves, Hamilton Pires de Rezende, Carlos César de Castro e a Vereadora Lourdes Silva de Souza. Ausente à sessão, o Vereador Nevitom Borges da Costa. O Presidente da Câmara Leandro Prock Valério, por força regimental não vota, uma vez que não houve empate.