Indicação sugere medidas prioritárias no combate ao mosquito da dengue

iconesaude

Na noite dessa terça-feira (21/03), o Legislativo Municipal aprovou por unanimidade dos presentes a Indicação de nº 20/2017, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, que sugere ao Prefeito que possa “estabelecer, através dos órgãos de saúde, medidas prioritárias de cuidado com as gestantes e de prevenção e combate ao mosquito transmissor do ZIKA VÍRUS que, segundo o Ministério da Saúde, tem relação direta com o surto de microcefalia e outras malformações congênitas.”

Segundo justificativa da proposição, “de acordo com o anunciado pelo Governo Federal, essa confirmação vem reforçar o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, responsável também pela transmissão da dengue e da febre chikungunya”.

A proposição ainda traz outras considerações da autora. “Outro fator preocupante é que há indícios de que fluidos corporais, como sêmen, sangue e o próprio leite materno também possam propagar o vírus. Essa medida exige uma ação de todos os órgãos de saúde e da sociedade, unindo esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização, haja vista que cerca de 200 municípios já estão em situação de risco de surto das doenças transmissíveis pelo mosquito. Por essa razão, apresento a sugestão ao Executivo, na certeza de que está atento às medidas que buscam o bem estar e a saúde da população”.

A indicação aprovada deve ser encaminhada pela Câmara à Prefeitura.

Votação:

Votaram a favor da proposição os Vereadores Rodrigo José de Carvalho, Gilson Cezar Prok,  Paulo Henrique Furtado, Edvaldo Lira da Silva, Carlos César de Castro, Hamilton Pires de Rezende, João Paulo Baena Alves e Nevitom Borges da Costa, bem como a Vereadora Lourdes Silva de Souza. Ausente à sessão, o Vereador Guilherme de Souza Serrano. O Presidente da Câmara Leandro Prock Valério, por força regimental não vota, uma vez que não houve empate.