Indicação sugere pulverização (fumacê) contra pernilongos e mosquitos da dengue

iconesaude

A Câmara deve encaminhar nesta semana à Prefeitura a Indicação de nº 173/2016, de autoria do Vereador Leandro Prock Valério, que sugere ao Poder Executivo que possa "providenciar, em caráter de urgência, a pulverização das ruas de nossa cidade (fumacê) contra os pernilongos e mosquitos da Dengue, com reforço nas áreas de grande proliferação, que são as margens dos córregos e ribeirões”.

A justificativa foi apresentada pelo autor no próprio documento. “A cidade já sofre a invasão desses insetos, que atrapalham o sono de toda a população, principalmente das crianças, o seu alvo preferido. É importante também ressaltar que é preciso intensificar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, utilizando-se de todas as formas disponíveis, como a nebulização. Os objetivos de qualquer programa de controle de mosquitos devem ser: evitar picadas de mosquito, manter as populações a um nível aceitável, minimizar contato entre mosquito e vertebrados, e reduzir a fertilidade das fêmeas. Todas estas medidas visam minimizar o desconforto e os efeitos negativos da picada e interromper a transmissão de patógenos.  O fumacê é um carro que pulveriza o inseticida em névoa e mata os insetos adultos enquanto estão voando. O mosquito dessa família tem hábitos específicos e tem sua maior atividade no crepúsculo. Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, é precisa atentar para a aplicação do inseticida entre as 3 e 6 horas.  Em razão de ser uma medida preventiva, solicitamos as providências do sr. Prefeito em caráter de urgência”.

A proposição foi aprovada por todos os vereadores na noite de ontem (13/12).