Proposição sugere benfeitorias, através de consórcio de municípios, para pacientes em tratamento de câncer em hospital de referência no país

Escrito por Comunicação EM .

iconesaude

A Câmara deve encaminhar à Prefeitura a Indicação de nº 145/2016, de autoria do Vereador Leandro Prock Valério, aprovada por unanimidade no último dia 04 de outubro. A proposição sugere ao Chefe do Poder Executivo Municipal que possa “estudar a possibilidade de adquirir terreno nas proximidades do Hospital do Câncer de Barretos para construir, em consórcio com outros municípios, pequenas moradias para abrigar os pacientes de nossa cidade”.

A sugestão levada ao Plenário da Câmara pelo autor da proposta, foi acompanhada de justificativa formal. “A procura pelo Hospital do Câncer de Barretos sempre foi devido à grande dificuldade dos doentes de baixa renda de buscarem tratamento por falta de recursos. Ali são atendidos cerca de 3000 pacientes diariamente, sendo a grande maioria de outras cidades, com despesas com locomoção e estadia não só para o paciente, como também para o acompanhante. Neste contexto, em que muitos desses pacientes e familiares precisam, para o tratamento, "morar" próximo ao Hospital, essas moradias solucionariam esse grande problema que as famílias de baixa renda enfrentam com tais despesas. Essa parceria/consórcio já existe entre várias cidades que se unem e se apoiam nessa iniciativa de grande alcance social. Considerando a importância do atendimento do Hospital do Câncer para toda a população, considerando o atendimento  dedicado e o carinho para com os pacientes de nossa cidade, vimos solicitar ao Executivo que atente para essa importante medida, que beneficiará um considerável número de pacientes que se utilizam desse hospital, que  é modelo e exemplo para todo o país”, salientou o autor na justificativa do documento acatado pelo Plenário.

A proposta segue para análise pelo Poder Executivo.