Câmara aprova Moção de Pesar pelo falecimento de Monsenhor Domingos Prado da Fonseca

Escrito por André Luiz Ferreira EM .

28

A Câmara Municipal da Campanha aprovou por unanimidade dos presentes na noite de ontem (07 de junho) a Moção de nº 17/2016, de autoria de todos os vereadores; Moção de Pesar pelo falecimento de Monsenhor Domingos Prado da Fonseca. Confira o texto que será enviado à família do sacerdote:

A Câmara Municipal da Campanha vem, respeitosamente, apresentar MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento do ilustre Monsenhor Domingos Prado da Fonseca, hoje ocorrido.

Nascido na cidade de Varginha, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores em 1933, recebendo a instituição do sacerdócio em 1944. Assumiu a Reitoria do mesmo Seminário em 1947, trabalhando por quarenta anos na formação de sacerdotes para a Igreja e homens para a pátria.

Reconhecido por seus amplos e proveitosos trabalhos, foi homenageado com títulos de Cônego em 1951 e de Monsenhor Prelado Doméstico em 1963.

Sempre devotado aos estudos humanísticos-religiosos, iniciou sua carreira como Professor Universitário em 1971, ocupando a cátedra de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha.

Em Campanha passou grande parte da sua vida sacerdotal, considerado por todos como um dos melhores oradores da região. Suas palavras, homilias e discursos, de grande profundidade evangélica e de notada eloqüência neste vasto território diocesano.

Recebeu, em 2008, com grande honra para esta Casa Legislativa, a Medalha de Honra Dr. Manoel Alves Valladão, oportunidade em que recebeu os mais efusivos aplausos da nossa comunidade.

Aos familiares e amigos, nosso profundo pesar. Em nome da cidade da Campanha, a Câmara Municipal rende a sua homenagem sincera ao sacerdote, professor e orador que deixou um grande legado de amor ao próximo.

Plenário Dr. Manoel Alves Valladão, em 07 de junho de 2016

Pedro Messias Alves

Admilson José Ferreira

Antônio Flávio Fonseca Filho

Antônio Leopoldino Dias

Creone Pagano Sales

Edwirges Rafael dos Reis

Heloisa Helena Limoeiro Muller

João Paulo Baena Alves

Leandro Prock Valério

Lourdes Silva de Souza

Valéria Goulart da Costa

Votação:

A proposição foi aprovada pela unanimidade dos presentes. Votaram a favor os vereadores Antônio Leopoldino Dias, Creone Pagano Sales, Edwirges Rafael dos Reis, João Paulo Baena Alves, Leandro Prock Valério e as Vereadoras Lourdes Silva de Souza e Heloisa Helena Limoeiro Müller.  Ausentes à sessão, os vereadores Admilson José Ferreira, Antônio Flávio Fonseca Filho e Valéria Goulart da Costa. O Presidente da Câmara Pedro Messias Alves por força regimental não vota, somente em casos de empate.

Em virtude do falecimento, foi ainda decretado Luto Oficial de três dias no Município da Campanha, através de decreto assinado pelo Prefeito Municipal, devendo a bandeira do Município ser hasteada a meia verga, na sede Administrativa da Prefeitura e nas repartições públicas municipais.

(na foto, Monsenhor Domingos Prado da Fonseca após recebimento da medalha na sede da Câmara Municipal da Campanha em 2008. Outra homenagem da Câmara ao sacerdote foi em 1972, quando ele recebeu o Título de Cidadania Honorária Campanhense)