Aprovado requerimento que pede informações sobre abate a acondicionamento de animais em Campanha

iconerequerimentopedidodeinformacao

Aprovado na Câmara, por seis votos a favor (com o voto de minerva do Presidente da Câmara) e cinco votos contra, o Requerimento nº 3/2016, de autoria da Vereadora Valéria Goulart da Costa, que solicita informações quanto ao abate a acondicionamento de animais no Município. A proposição requer do prefeito “considerando que o Matadouro Municipal paralisou suas atividades, informar as possíveis providências a serem tomadas com relação ao abate e acondicionamento de animais, no que diz respeito ao cumprimento da legislação municipal”.

A justificativa da proposição também foi dada a conhecimento público durante a sessão. “Estamos sendo procurados, principalmente pelos pequenos criadores, com relação ao abate e acondicionamento de animais, pois precisam se dirigir ao frigorífico de Três Corações, cujo transporte fica em torno de R$ 250,00. Muitas vezes são necessários dois carretos, além da taxa de abate. A comercialização dos animais também se encontra prejudicada, pois o comprador busca o giro rápido dos produtos e acaba optando por adquirir direto de distribuidoras. Considerando que os criadores de nosso município necessitam de um suporte para o abate e comercialização de sua criação. Considerando o alto custo de abater animais em outros municípios e por tratar-se de uma questão de suma importância para o município, solicito a presente informação ao Executivo, a fim de evitar que medidas ilegais sejam tomadas, como os animais abatidos nos pastos para redução de custos”.

Votação:

O requerimento foi aprovado por seis votos a favor (dos Vereadores João Paulo Baena Alves, Creone Pagano Sales, Leandro Prock Valério e das Vereadoras Heloisa Helena Limoeiro Müller e Valéria Goulart da Costa, além do voto de minerva (desempate) do Presidente da Câmara Pedro Messias Alves) e cinco votos desfavoráveis à proposição (dos Vereadores Edwirges Rafael dos Reis, Admilson José Ferreira, Antônio Leopoldino Dias e Antônio Flávio Fonseca Filho e da Vereadora Lourdes Silva de Souza).

A proposição aprovada segue para as providências do Prefeito Municipal.