Indicação sugere troca da iluminação pública em todo o Município

Escrito por André Luiz Ferreira EM .

iconeiluminacao

A Prefeitura deve receber nos próximos dias a Indicação nº 15/2016, de autoria do Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho, que sugere que o Executivo possa “envidar esforços junto à CEMIG, no sentido de trocar as lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, considerando a sua economia e eficiência, utilizando como fonte de recursos a arrecadação com a taxa de iluminação pública”. A Proposição foi aprovada por unanimidade na Câmara.

Segundo justificativa apresentada formalmente pelo autor da proposta, “várias cidades no país inteiro estão trocando as lâmpadas de Mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, que são mais econômicas e eficientes. Essa é uma grande tendência, pois cada vez mais sabe-se da importância que tem a iluminação pública tanto para a segurança quanto para o conforto da população. A eficiência média da lâmpada de sódio é bem maior que a de mercúrio, tendo ambas o mesmo fluxo luminoso. A lâmpada de sódio consome menos energia que a lâmpada de mercúrio, mesmo com menor potência o nível de iluminância é igual. Com relação ao meio ambiente o problema é que lâmpadas de mercúrio, por exemplo, quando rompidas, liberam o mercúrio do seu interior, substância que apesar de ser encontrada na natureza é muito prejudicial à saúde do homem. Desta forma, solicito a atenção do sr. Prefeito Municipal, em se tratando de uma medida de relevante interesse público”, ressaltou.

A proposição deve ser protocolada na sede da Prefeitura.