Proposição sugere medidas para combate ao mosquito da Dengue (transmisssor do Zica Vírus) e ações de cuidados com gestantes

Escrito por André Luiz Ferreira EM .

iconesaude

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na reunião de ontem (01/12) a Indicação de nº 244/2015, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, que sugere ao Poder Executivo Municipal “estabelecer, através dos órgãos de saúde, medidas prioritárias de cuidado com as gestantes e de prevenção e combate ao mosquito transmissor do ZICA VÍRUS que, segundo o Ministério da Saúde, tem relação direta com o surto de microcefalia e outras malformações congênitas”.

“De acordo com o anunciado pelo Governo Federal, essa confirmação vem reforçar o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, responsável também pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. Essa medida exige uma ação de todos os órgãos de saúde e da sociedade, unindo esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização, haja vista que cerca de 200 municípios já estão em situação de risco de surto das doenças transmissíveis pelo mosquito. Por essa razão, apresento a sugestão ao Executivo, na certeza de que está atento às medidas que buscam o bem estar e a saúde da população”, justificou a autora no documento levado ao Plenário.

A proposição segue para estudo do Executivo Municipal.