Indicação aprovada na Câmara sugere a criação do Museu do Beato Padre Victor

Escrito por André Luiz Ferreira EM .

iconeturismocultura

Aprovada na Câmara na reunião de ontem (17/11) Indicação que sugere ao Poder Executivo “estudar a possibilidade da criação, em Campanha, do Museu do Beato Padre Victor”. A Indicação nº 235/2015, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller foi aprovada e deve ser encaminhada para estudo por parte da Prefeitura.

A proposição foi lida em Plenário, contendo a justificativa da autora. “Campanha sempre se destacou através de seus filhos ilustres. Há muitos campanhenses que escrevem não só a História da Campanha, como também do Brasil e do Mundo. Padre Francisco de Paula Victor, nascido no Município da Campanha, também é um deles. Filho de escrava, tornou-se Beato por ter sido reconhecido pela Igreja Católica, milagre atribuído à sua intercessão. Campanha há muito espera que o Poder Público valorize com maior intensidade a importância e a biografia deste ‘bom pastor segundo o coração de Cristo, humilde arauto do Evangelho e zeloso educador dos jovens’, como nos disse o Papa Francisco, por ocasião de seu processo de Beatificação. Seria interessante que o Poder Executivo realizasse um estudo para a criação deste Museu, contando a biografia do beato campanhense. A Prefeitura poderia criar um espaço dentro do próprio Museu Regional do Sul de Minas, ou mesmo estudar a possibilidade de aquisição ou aluguel do casarão em que Padre Victor morou, na Rua Saturnino de Oliveira, desde que haja interesse entre as partes. Com a criação de um Museu, Campanha pode atrair muitos turistas, já que a fama de santidade do campanhense deve tomar maior vulto com a sua beatificação. No sentido de valorizar a História e a Cultura do Município e de seu Campanhense ilustre, de renome mundial, apresento a proposição à aprovação e apoio dos ilustres Edis”.

Votação:

A proposição foi aprovada por sete votos a favor (dos Vereadores Admilson José Ferreira, Creone Pagano Sales, Edwirges Rafael dos Reis, João Paulo Baena Alves e Leandro Prock Valério e das Vereadoras Heloisa Helena Limoeiro Müller e Lourdes Silva de Souza). Ausentes à reunião, os Vereadores Antônio Flávio Fonseca Filho e Antônio Leopoldino Dias e a Vereadora Valéria Goulart da Costa. O Presidente da Câmara Pedro Messias Alves, por força regimental, não vota; somente em casos de empate.