Indicação sugere implantação de programa de prevenção e combate a incêndios no Município

iconemeioambiente

Aprovada por unanimidade na reunião dessa terça-feira (10/11) a Indicação nº 226/2015, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza que sugere ao Poder Executivo implantar no Município o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), que busca otimizar os trabalhos de prevenção e combate a incêndios, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil. O objetivo, segundo a proposição, é buscar a preservação da Reserva Biológica do Engenho Velho e das áreas rurais do Município, através de parcerias com o Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

“A Reserva Biológica do Engenho Velho não possui um responsável pela sua manutenção e, no período da seca, o risco de incêndio é grande, haja vista o que vem ocorrendo, como exemplo, nos arredores de Belo Horizonte. Nesse período crítico, em que as reservas naturais e florestas ficam em situação de risco, o IEF contrata e capacita brigadistas, que ficam de plantão com equipamentos de rádio-comunicação e intercâmbio com o Corpo de Bombeiros, além de ações de educação ambiental, que buscam intensificar o trabalho de prevenção e liberação de recursos do Governo para essas ações. Diante da importância da Reserva Biológica e dos riscos que as nossas áreas de mata enfrentam no período de estiagem, solicito a atenção do Sr. Prefeito para essa medida de grande alcance”, justificou a autora na proposição levada à votação em Plenário.

A proposição deve ser protocolada na sede da Prefeitura nos próximos dias.