Câmara aprova Moção de Aplauso ao Bispo Diocesano da Campanha Dom Diamantino Prata de Carvalho

Escrito por André Luiz Ferreira EM .

iconemocaoaplauso

O Plenário aprovou por unanimidade na noite de ontem (06 de outubro) a Moção de Aplauso de nº 25/2015, de autoria do Vereador Leandro Prock Valério, ao Bispo Diocesano Dom Diamantino Prata de Carvalho. Confira o texto:

O Vereador, que esta subscreve, vem respeitosamente, após ouvida a Casa, apresentar uma Moção de Aplauso ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, pelo trabalho episcopal desenvolvido em nossa cidade da Campanha, apascentando o povo de Deus com prudência e generosidade.

Nascido aos 20 de novembro de 1940, em Manteigas, Portugal, filho de Antônio Leitão Carvalho e Maria da Conceição Prata Direito, fez seus estudos iniciais em Manteigas e na Guarda, em Portugal; depois em Garnstock, na Bélgica e em Agudos/SP. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis/RJ. Licenciou-se em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e CETESP e especializou-se em Pastoral da Comunicação Social no Studio Paolino Internazionale della Comunicazione Sociale, em Roma.

Exerceu, antes do episcopado, as funções de Professor no Seminário em Agudos, Vigário Paroquial no Rio de Janeiro e em Curitiba, Pároco em Ipanema, Rio de Janeiro e em São Lourenço, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, Professor de Moral em Vitória e em Curitiba, Membro do Conselho Presbiteral em Campanha e no Rio de Janeiro, RJ), Coordenador Diocesano de Pastoral em Campanha, MG e Coordenador de Setor no Rio de Janeiro.

Bispo Diamantino emitiu os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores em 20 de dezembro de 1967. Foi ordenado presbítero em 10 de dezembro de 1972, no Rio de Janeiro. Foi nomeado Bispo pelo Santo Padre João Paulo II, em 25 de março de 1998, sendo ordenado em Campanha aos 2 de maio de 1998, quando tomou posse como Sexto Bispo Diocesano da Campanha.

Com o lema episcopal “Servir com alegria”, Dom Diamantino sempre se mostrou cumpridor de sua honrosa missão em favor de reverendo clero, dos religiosos e do povo amado.

Ante o exposto, apresento esta Moção de Aplauso como forma de tornar público o reconhecimento desta Casa Legislativa ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, pelo valioso trabalho desempenhado por quase duas décadas à frente da Diocese da Campanha.