Site interativo deve resgatar e preservar a memória campanhense

site

Lançado oficialmente, na noite de hoje (17 de julho), o site Memória Campanhense, que reúne coleções de fotos, áudios, biografias, artigos e periódicos digitalizados e que pretende ser fonte de pesquisas e divulgação da história e cultura da cidade.

memoria 11

A cerimônia de lançamento contou com a presença de mais de cem pessoas e teve início por volta das 20h, no Salão de Festas do Antigo Colégio Nossa Senhora de Sion.

memoria 6

Giovanni Ferreira, participante do Conselho Curador “Memória Campanhense” e proprietário da empresa que elaborou o portal na internet, iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e ressaltando como se deu, há seis meses, a concepção do projeto que se torna realidade neste mês de julho. Ele falou da importância, para as próximas gerações, da preservação de documentos, fotos e todo o material que hoje pode estar disponível de forma digital, com fácil acesso à população. “O site tem o objetivo de ser interativo e as pessoas podem participar enviando fotos antigas e outros documentos que possam estar dentro de nossa proposta. Os arquivos passarão por uma análise e poderão vir a ser disponibilizados no endereço eletrônico na internet. A proposta é que seja realmente interativo: que as pessoas possam disponibilizar seus conteúdos, fazendo o cadastro no site e nos enviando seus materiais. Assim podemos colher inúmeras fotos e informações que muitas vezes estão escondidas em residências e que poderiam servir de fonte de pesquisas, não só para os campanhenses, mas para qualquer brasileiro ou cidadão que se interessar, de forma muito rápida”, ressaltou o pedagogo e pesquisador da USP Giovanni Ferreira, em conversa com a Assessoria de Comunicação da Câmara.

memoria 8

Em nome do Executivo Municipal, o Vice-Prefeito Hamilton Pires de Rezende ressaltou a importância da preservação da memória  e da cultura campanhenses e parabenizou todo o conselho gestor do site pela iniciativa.

memoria 4

memoria 3

Estavam presentes na cerimônia, além dos mais de cem convidados, o Presidente da Câmara Pedro Messias Alves (Chefe do Poder Legislativo Campanhense), acompanhado dos Vereadores João Paulo Baena Alves e Leandro Prock Valério.

memoria 9

O Promotor de Justiça da Comarca da Campanha, Dr. Paulo Henrique Senra Carneiro Barbosa, enalteceu a história do Município e citou aspectos da vocação de cada cidade no contexto cultural do país e elogiou a toda a equipe pelo trabalho iniciado e que deve continuar, com a participação de toda a comunidade.

DSC 01551

Dra. Joana Beatriz, Diretora da UEMG Unidade Campanha, falou da importância da inciativa que também vem colaborar simultaneamente com projetos hoje desenvolvidos por bolsistas da Universidade, em relação ao rico patrimônio existente no Município.

memoria 10

Em nome do todo o Conselho Gestor do Projeto, Gerson Serrano, através do cerimonialista do evento, resumiu detalhes das propostas debatidas pelos membros da equipe nesses meses de preparo para o lançamento do site e aspectos da agilidade do acesso digital de cada conteúdo, analisando a importância da preservação da memória campanhense para as futuras gerações.

DSC 01741

Ainda durante o evento, Giovanni Ferreira fez justa homenagem póstuma ao Fotógrafo Paulino Araújo (autor de, segundo o pesquisador, setenta por cento das fotos já digitalizadas do acervo on-line), chamando à frente seus familiares e ressaltando a importância do profissional para a história da Campanha.

memoria 1

A solenidade avançou à noite com apresentações musicais, regadas à boa música popular brasileira, além de um coquetel oferecido aos convidados.

Conselho Gestor:

DSC 01821

Atílio Cláudio Fonseca Dias, Dirce Urias, Fernanda Brandão Arcuri, Gerson Serrano Ribeiro, Giovanni Ferreira, José Milton Junqueira Ferreira Lopes, Leonardo Gonçalves Lima, Luan Marinho Silva, Luiza Aparecida Pereira Santos, Maria Thereza Gama Pires, Paulo Lucas Pereira Nani, Ronald Ferreira.

Para outras informações, acesse o site: http://memoriacampanhense.com.br/