“Rede de Comerciantes Protegidos” e “Prevenção a Incêndios” são temas de Encontro promovido na sede da Câmara

Escrito por André Luiz Ferreira EM .

DSC 0068

Na noite dessa quinta-feira (2 de julho) mais empresas optaram por aderir ao Projeto “Rede de Comerciantes Protegidos”, uma parceria entre o 5º Pelotão da Polícia Militar de Campanha (16ª Cia Ind) e a Associação Comercial e Empresarial de Campanha (ACE), com o apoio do Conselho de Segurança Pública (Consep). O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, cedido pelo Legislativo para o encontro. A adesão das empresas ao Projeto foi feita com a entrega das placas alusivas que serão colocadas na parte externa dos estabelecimentos que fazem parte da Rede.

DSC 0065

Durante sua explanação, o 2º Tenente da PM Marcos Antônio Goulart, responsável pelo 5º Pelotão de Campanha, em uma apresentação no telão da Câmara, falou sobre o funcionamento do Projeto que busca a parceria de outros comerciantes para seu pleno êxito. A Presidente da Associação Comercial e Empresarial da Campanha Cleide Bersani também participou do evento e parabenizou a todos pela parceria. O intuito, segundo eles, é agregar mais empresas à Rede de Comerciantes Protegidos; rede esta que hoje já se utiliza de um aplicativo de mensagens instantâneas (Grupo de Whatsapp) o qual permite a troca de informações entre os membros do comércio e a Polícia Militar. O próximo passo, segundo a ACE, é fomentar a utilização de câmeras de vigilância externa do próprio comércio para que, com mais essa ferramenta, seja possível que a Polícia Militar identifique atos criminosos e suspeitos de crimes, colaborando com o trabalho de investigação e elucidação de eventos dessa natureza no Município, garantindo maior segurança aos cidadãos e estabelecimentos.

DSC 0054

O Presidente da Câmara Municipal e Chefe do Poder Legislativo Municipal Pedro Messias Alves não pôde estar presente, por motivo de viagem à capital mineira Belo Horizonte. Representando o Legislativo Municipal esteve o Vice-Presidente da Câmara Creone Pagano Sales, acompanhado dos Vereadores João Paulo Baena Alves e Leandro Prock Valério e da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller. Também presente ao Plenário da Câmara, representando o Executivo Municipal, o Secretário Municipal de Governo Nei Ferreira Maia. Acompanhando o Comandante do Pelotão de Campanha, também esteve o 3º Sargento da PM Jefferson Luis da Silva Gervásio.

Corpo de Bombeiros também dá orientações durante o encontro na Câmara

DSC 0049

Na mesma oportunidade, em uma parceria entre a ACE, Prefeitura e Corpo de Bombeiros, foi também realizada uma palestra aos comerciantes presentes sobre a aplicação da Lei Estadual nº 14.130, referente à prevenção contra incêndios e pânico, promovida pelo Subtenente Flávio Henrique de Abreu Coelho, do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Três Corações.  Ele se referiu à Lei Estadual 14.130/2001, bem como aos Decretos Estaduais 44.746/2008 (alterado pelo Decreto 46.595/2014) e orientou comerciantes sobre os procedimentos que devem ser observados em estabelecimentos do Município, através de uma cartilha distribuída aos presentes, bem como explanação no telão do Plenário da Câmara.

A reunião teve início às 19h30min, com encerramento por volta das 21h.