Proposição sugere campanha educativa para o setor de saúde

iconesugestao

Também aprovada por unanimidade na Câmara Municipal nessa terça-feira (12 de maio) a Indicação de nº 113/2015, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, que sugere ao Prefeito Municipal que possa “iniciar uma campanha educativa "Conhecendo os Sinais e Sintomas da Tuberculose e Hanseníase", afixando nos prédios públicos letreiros, faixas, banners, distribuir fôlderes e promover a conscientização da população através dos agentes de saúde”.

Segundo a autora, “a campanha é de fundamental importância para conscientizar a população sobre a existência dessas doenças infecciosas, sintomas e também sobre a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação da oferta de tratamento nas unidades públicas de saúde, o fortalecimento da busca ativa de casos para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, além do aumento da capacidade de profissionais para realizar diagnósticos também são medidas adotadas para a eliminação das doenças”.

No final do documento, a autora da proposta finalizou destacando a importância dessa conscientização. “Considerando tais aspectos, é de suma importância que o município providencie essa campanha para que a hanseníase e a tuberculose possam ser efetivamente controladas, garantindo aos munícipes o amplo acesso à informação e intensificando as ações de controle e combate às doenças”.