Município dá início às comemorações dos 150 anos de nascimento de Vital Brazil

vb150anos 3

Nesse sábado (02 de maio), por volta das 9h30min, na antiga Caixa d’água do Município, situada no Bairro da Chapada, a Prefeitura da Campanha com o apoio de instituições parceiras, fez o Lançamento da idéia de criação de um Serpentário no Município. Acompanharam a cerimônia de Lançamento do projeto de criação, autoridades como o Prefeito Lazaro Roberto da Silva, o Vice-Prefeito Hamilton Pires de Rezende, o Presidente da Câmara Municipal Pedro Messias Alves, além de representantes do Instituto Vital Brazil (IVB), da Casa de Vital Brazil, Câmara Municipal (Vereadora Lourdes Silva de Souza e Vereador Antônio Leopoldino Dias), do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), bem como da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Instituto Butantan, Rede Vital para o Brasil e Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, entidades parceiras do evento.

vb150anos 4

Durante a cerimônia, o Prefeito Municipal da Campanha assinou documentos relativos ao tema, bem como um Projeto de Lei referente ao prédio da Antiga Caixa d'Água (Cessão de Uso), o qual, segundo ele, deverá ser enviado à Câmara para a análise dos Vereadores. Na ocasião, os representantes das instituições parcerias relataram a importância histórica da cidade e sua relação com Vital Brazil, dentro das comemorações dos 150 anos de nascimento do campanhense.

vb150anos 8

vb150anos 9

Durante as apresentações, houve também a premiação de um concurso de redação e desenho, em que participaram estudantes da rede pública de ensino.

vb150anos 7

vb150anos 2

Mais tarde, por volta das 11 horas, as autoridades se dirigiram à Rodovia Vital Brazil, próximo ao trevo de acesso à “Rua Direita”, onde acompanharam juntamente com a comunidade, o lançamento do Marco dos 150 anos de nascimento do cientista, acompanhado também do neto e presidente da Casa Vital Brazil, Érico Vital Brazil.vb150anos 11

Na cerimônia de lançamento do marco, o Prefeito Municipal relatou aos presentes que em outubro próximo, no local (agora transformado - em uma parceria com a ACE – Associação Comercial e Empresarial), será erguida uma estátua de Vital Brazil em tamanho natural, doada pelo Instituto Vital Brazil e algumas instituições parceiras, homenagem que se fará na rodovia federal que corta o Município e que leva o seu nome.

Érico Vital Brazil, emocionado, relatou a vida do avô, cientista de renome mundial (foto abaixo).

vb150anos 1

A artista Sandra Guinle, responsável pela confecção da estátua, apresentou à comunidade uma pequena amostra (protótipo) do monumento que está sendo desenvolvido para ser colocado na rodovia, sendo aplaudida pelos cidadãos presentes.

vb150anos 12

vb150anos 13

As duas cerimônias foram acompanhadas pela Banda Marcial Irmão Paulo.

Além dos Vereadores presentes no lançamento do projeto do Serpentário, outros edis marcaram presença no lançamento do Marco dos 150 anos de Vital Brazil, como a Secretária da Mesa Diretora Valéria Goulart da Costa e o Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho.

vb150anos

Já durante a noite, por volta das 18h30min, em frente ao Museu Casa de Vital Brazil, houve o lançamento do Selo Comemorativo dos 150 anos de Vital Brazil, com o apoio dos Correios, além da assinatura de um convênio entre o Instituto Vital Brazil e a UEMG Unidade Campanha e o lançamento de um livro intitulado “Guia Floristico Ilustrado da Fazenda Vital Brazil, por Luiz Eduardo Ribeiro da Cunha. A noite foi abrilhantada com apresentações de violino e violão, com a dupla Felipe e Gabriel.

Publicado em 02 de maio de 2015 – atualizado em 04 de maio de 2015