iconehomenagem

Outra proposição foi votada na Câmara nesta terça-feira (17 de março). Aprovada por unanimidade, a Indicação nº 72/2015, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, sugere que o Prefeito Municipal possa “providenciar, através da ECT, uma série de selos comemorativos aos 150 anos de nascimento do grande cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, a ser realizada em solenidade no dia 28 de abril de 2015.”

Segundo a proposição, “o ano de 2015 será de muita festa, oportunidade em que se comemoram os 150 anos do nascimento do grande cientista brasileiro Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico e sanitarista, que foi um dos primeiros pesquisadores de toxinologia nas Américas e de medicina experimental no Brasil.”

A autora apresenta justificativa ao documento ontem aprovado. “Tendo deixado um grande legado de pesquisas pioneiras na produção dos soros específicos contra venenos de animais peçonhentos, o cientista campanhense Vital Brazil contribuiu sobremaneira para romper paradigmas e inovar conceitos e práticas nas ciências médicas e biológicas. Nenhum outro método de neutralização da peçonha é mais eficaz do que o criado por ele em 1901. E como se não bastasse essa descoberta valiosa, o cientista ao receber a patente do soro antiofídico, em 1917, decidiu imediatamente doá-la ao governo brasileiro. Um ato que demonstra toda a sua preocupação com a Saúde Pública do país. Entre os numerosos e determinantes legados deixados por ele, destaca-se a criação, em 1899, do Instituto Butantan, São Paulo, e do Instituto Vital Brazil, em 1919, em Niterói. As duas instituições tornaram-se referências de excelência na formação de pesquisadores, na produção de medicamentos e na divulgação e popularização das ciências no país”.

“Por conta de toda essa história que permanece viva, devemos implantar em nosso município, berço do cientista, a criação de um SELO COMEMORATIVO, em que se destaca a importância de preservar a memória do nosso filho tão ilustre”, finalizou.

A Indicação segue para estudo por parte do Chefe do Poder Executivo Municipal.